Data de criação: 17/01/2013
Última alteração: 26/05/2023
O serviço Filtro de E-mail disponibiliza uma série de configurações que poderão ser utilizadas nos e-mails.
Guia Antivírus:
Esta guia possui as seguintes configurações:
- Ativar escaneamento de e-mail utilizando o AVG anti-vírus: O Winconnection X é compatível com o antivírus AVG. Habilitando esta opção, se o programa AVG Anti-Vírus estiver instalado no computador, as mensagens passarão a ser verificadas.
- Whitelist de E-mails: Nesta caixa de diálogo é possível adicionar, modificar e remover endereços de e-mail que não serão verificados pelo antivírus. Esta configuração é útil quando existe a necessidade de ter uma caixa postal dentro de sua rede que tenha a necessidade de receber vírus.
Guia Anti-SPAM:
A guia de configuração Anti-Spam possui as seguintes funções:
- Ativar o SpamCatcher da Mailshell: Ativa o plugin anti-spam desenvolvido pela empresa Mailshell. Este plugin pontua as mensagens recebidas de acordo com uma série de regras que são baixadas de um servidor dessa empresa.
- Licença: Uma licença especial é necessária para ativar a opção SpamCatcher da Mailshell.
- Perfil: O administrador da rede poderá escolher, dentre os perfis listados, qual o melhor se adapta às necessidades de sua empresa. Cada perfil tem interferência direta no uso e funcionamento do Spamcatcher.
- Regra global para SPAM:
- Ao encontrar mensagens com pontuação acima de [ ], executar a ação abaixo: Como já foi citado anteriormente, o SpamCatcher analisa a mensagem recebida e gera uma pontuação para ela. Esta pontuação é a probabilidade de a mensagem ser um SPAM. Quanto maior a pontuação, maior a probabilidade. Nesta opção, o administrador da rede deve informar ao sistema qual é a pontuação para que uma mensagem seja considerada SPAM, caso ele queria aplicar a mesma regra para todas as mensagens. As ações possíveis são: Marcar assunto, Mover para Quarentena, Deletar a mensagem, Copiar para, Mover para.
Para criar regras de SPAM diferenciadas por destinatário, siga os procedimentos de acordo com o modelo de regras utilizado na sua instalação (selecionável na aba Regras de E-mail).
1) Usando regras avançadas e por usuário: Utilize o campo “Pontuação do Anti-Spam”, na aba [Mais filtros] na hora que estiver criando a regra de e-mail;
2) Usando regras globais e por grupo: Utilize o campo próprio para isso nas regras de entrada dos grupos.
- Opções: De acordo com o perfil escolhido, o administrador poderá personalizar algumas configurações do SpamCatcher, como por exemplo: Domain Whitelist, que é uma lista de domínios considerados “confiáveis” fazendo com que o Spamcatcher assuma que a mensagem recebida tenha uma pontuação baixa. Consulte o tópico Configuração Anti-Spam - Funções dos Perfis para mais informações. Para editar estas opções, basta selecioná-las e clicar no botão Configurações.
Guia Regras de E-mail:
- Filtro Antivírus.
- Anti-Spam.
- Expansão de listas: Caso algum destinatário da mensagem seja uma lista de distribuição, esta é expandida de forma a serem conhecidos os destinatários finais da mensagem (sejam estes usuários locais ou remotos).
- Regras de e-mail: Neste momento, é executado o filtro de regras avançadas, que é avaliado uma vez para cada destinatário final da mensagem. Cada destinatário recebe sua cópia da mensagem da forma que o filtro permitir.
- Passo 1 - Geral: Digite um nome ou uma descrição para a regra.
- Passo 2 - Remetente: É possível adicionar mais de um remetente a esta regra.
- Passo 3 - Destinatário: É possível adicionar mais de um destinatário a esta regra.
- Passo 4 - Mais filtros: Nesta etapa é possível definir se filtros de cabeçalhos (header) serão adicionados na regra.
- Passo 5 - Ação: Defina qual ação deve ser tomada (observação: Para ação "Mover mensagem para a pasta IMAP do usuário" a pasta deve existir, caso contrário a mensagem será entregue na caixa de entrada do usuário).
- Continuar processamento de regras: No Winconnection X é possível continuar o processamento das regras mesmo quando uma regra for aplicada. Essa opção é configurada dentro de cada regra. Regras com ações como a de excluir mensagem ou mover para quarentena não permitem continuar o processamento, pois retiram a mensagem da fila.
1 - Quando a mensagem é enviada para uma lista que é direcionada ao usuário final, o parâmetro E-mail da aba [Destinatário] irá conter o e-mail ORIGINAL da lista. Portanto, para todas as mensagens para o usuário, utilize o campo Usuário e para filtrar apenas mensagens recebidas através da lista, utilize o campo E-mail.2 - Para filtrar todas as mensagens enviadas para fora da empresa, selecione na aba [Remetente] a opção Rementente interno e na aba destinatário a opção Destinatário externo. Da mesma forma, para selecionar todas as mensagens recebidas de fora da empresa, selecione na aba [Rementente] a opção Remetente externo e na aba [Destinatário] a opção Destinatário interno.3 - Quando uma mensagem é copiada ou movida para um novo destinatário, ela é resubmetida na fila de mensagens DEPOIS do filtro anti-spam. Portanto, a expansão das listas de distribuição é feita e em seguida, as regras de e-mail são aplicadas novamente para o novo destinatário. É como se a mensagem tivesse sido encaminhada de fora, tirando o fato que o remetente original é PRESERVADO.4 - Regras por usuário: O administrador pode criar regras para serem aplicadas a um único usuário para cada mensagem que ele receber. Estas regras do usuário também podem ser editadas pelo próprio usuário no seu painel de controle e a presença desta aba no administrador tem o intuito de permitir que o administrador dê um suporte melhor aos seus usuários. Não existe regra por usuário para mensagens enviadas por ele.
Guia Regras por Usuário/Grupo:
As regras dos usuários ou grupos são executadas por último. Sendo assim, uma Regra Avançada pode anular uma Regra do Usuário/Grupo.
As Regras por Usuário/Grupo são criadas seguindo o Assistente de Configuração que possui 3 passos:
- Passo 1 - Geral: Digite um nome ou uma descrição para a regra.
- Passo 2 - Filtros: Defina nesta etapa quais quais outros critérios devem ser atendidos.
- Passo 3 - Ação: Defina qual ação deve ser tomada (observação: Para ação "Mover mensagem para a pasta IMAP do usuário" a pasta deve existir, caso contrário a mensagem será entregue na caixa de entrada do usuário).
- Continuar processamento de regras: No Winconnection X é possível continuar o processamento das regras mesmo quando uma regra for aplicada. Essa opção é configurada dentro de cada regra. Regras com ações como a de excluir mensagem ou mover para quarentena não permitem continuar o processamento, pois retiram a mensagem da fila.
Guia Avançado:
- Tipo de Inicialização: Define o tipo de inicialização deste serviço. As opções disponíveis são: Manual, Automática e Manter o último estado.
- Salvar LOG em “LOGS/MAIL_DISPATCHER.LOG”: O arquivo em bloco de notas (MAIL_DISPATCHER.LOG) será criado no diretório C:\ProgramData\Winco\WinconnectionX\logs e conterá todas as informações referentes a este serviço.
- Número de entregas simultâneas para destinos remotos: Quando a quantidade de mensagens para destinos remotos (fora da rede local) é muito grande, é importante aumentar o número de entregas simultâneas. Com isto, o uso da conexão é otimizado, em detrimento dos usuários que desejam navegar enquanto as mensagens são transmitidas.