Base de Conhecimento

Como compartilhar internet através de múltiplas redes pelo Winconnection X?

Data de criação: 27/12/2018

Última alteração: 08/01/2019

A partir da versão 34 do Winconnection X podemos compartilhar o acesso a internet através de múltiplos segmentos de redes, definindo por placas de rede fisíca (LAN) ou utilizando VLAN, onde podemos isolar os tipos de acesso como: Rede Interna, Corporativa, WiFi ou HotSpot (como ponto de acesso a visitantes). 

Esta função é útil para dar mais segurança ao CAPTIVE PORTAL ou Hotspot, pois não será concedido o acesso aos dados/dispositivos da Rede Interna ou Corporativa aos usuários externos, convidados a acessar a rede.

Obs.: Para mais informações de configuração de VLANs, consulte o link abaixo

https://winconnection.winco.com.br/winki/636-configurando-vlan-guest-no-winconnection-linux

Uma vez aplicada a configuração, será possível adicionar um controle de acesso através do serviço de Filtro WEB e informar a INTERFACE no campo Proxy Transparente (Captura de conexões do NAT de Saída) .

Uma vez adicionada a interface no servidor, abra o Administrador do Winconnection: 

- Em Redes Lógicas, adicione a rede e configure o Acesso a Serviços como Permitido para todos os serviços:

- Em conectividade e Interfaces, clique duas vezes na rede desejada, altere o tipo para INTERNA e marque COMPARTILHAR CONEXÃO COM A INTERNET

Após estas configurações, navegue até Serviços > Filtros > WEB (8080), selecione a interface responsável por compartilhar internet e configure o Hotspot para escolher o tipo de autenticação:

 

Se configurar uma rede WiFi, adicione um novo serviço de Filtro WEB, selecione a interface responsável e configure o HotSpot:

 

Seguindo o modelo acima, suas redes estarão separadas e os usuários irão navegar através das interfaces determinadas nos serviços de Filtro WEB.

Informação: Este novo recurso de compartilhamento de Multiplas Redes não suportará Sistemas operacionais Windows XP e Server 2003.

Top